O que é Mastopexia com prótese de silicone com alça muscular e sutiã interno?
A queda ou ptose das mamas é uma queixa constante entre as mulheres. Suas causas mais frequentes são emagrecimento, alterações hormonais, atrofia pós-gestacional, fatores hereditários, distúrbios emocionais e envelhecimento cutâneo com perda da elasticidade.
A cirurgia plástica de mastopexia com prótese é o procedimento que levanta os seios caídos ao mesmo tempo em que proporciona mais volume às mamas com a inclusão de uma prótese.
Este tipo de cirurgia é indicado para casos em que os seios são muito flácidos e o tecido mamário apresenta pouca densidade.
É importante ressaltar que nem toda mastopexia envolve a colocação do implante. Mas a vantagem do silicone é que ele permite remodelar o seio. Com ele, a silhueta ganha um contorno mais preenchido. A mama fica mais firme, com mais sustentação e projeção.
Quando a mastopexia inclui próteses, costumamos utilizar uma técnica avançada submuscular com alças de sustentação, que permite mais estabilidade para a prótese e um resultado mais duradouro acompanhado da confecção do “sutiã interno”.
Para obter essa alça muscular preservamos uma faixa de músculo (geralmente o músculo peitoral maior) na sua porção inferior e lateral com o objetivo de oferecer maior apoio ao implante, diminuindo risco de deslocamento lateral e para baixo.
Em geral, as melhores candidatas para a técnica são pacientes com intensa flacidez mamária e pouco volume glandular. Isso porque, nestes casos, as outras técnicas podem produzir resultados menos duradouros devido a pouca resistência da pele e não é necessário remover grande quantidade de glândulas mamárias pois as pacientes já não o têm.
Já o “sutiã interno” é um tipo de sutura realizada com fios farpados quando inserimos as próteses embaixo do músculo, técnica chamada de Dual Plane (Plano Duplo).
O intuito é criar uma forma de reforço na parte inferior da mama onde normalmente o sutiã faz a sustentação. Este procedimento trava o implante de modo a evitar o deslocamento da prótese.
O sutiã interno pode ou não ser utilizado com a alça muscular. Muitas vezes, não é necessário. No entanto, uma técnica não exclui a outra. Depende do grau de flacidez da pele da paciente e da complexidade do caso, após análise do cirurgião.